Para se fazer uma boa e correta Drenagem Linfática Manual, é necessário conhecer muito bem o Sistema Linfático.
O Sistema Linfático é paralelo ao sistema circulatório, formado por uma grande rede de vasos semelhantes às vias (vasos linfáticos) que se distribuem por todo o organismo e recolhem o líquido dos espaços existentes entre os tecidos, que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e direcionando a circulação sanguínea. Desta forma, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido acumulado entre os tecidos além de elevar a defesa do corpo contra doenças e infecções.
Composto de vasos e gânglios linfáticos, o sistema linfático é uma parte importante do sistema imunológico. Ele filtra os resíduos e detritos, e leva nutrientes para as células. Os linfonodos fazem a coleta e a filtragem de resíduos de fluido celular, enquanto os vasos linfáticos que se distribuem devolvem o fluido de volta para a circulação geral.
Ao contrário do coração, o sistema linfático não tem uma bomba para empurrá-lo em volta do corpo. Ele se baseia principalmente principalmente na nossa ação e movimento muscular do corpo para manter o movimento de fluídos. Assim, ele precisa de todas as áreas do corpo para estar em boas condições e, assim, poder proporcionar um alto nível de bem estar ao paciente.